quarta-feira, 9 de março de 2011

Previdência do funcionalismo público

Um artigo para ler e pensar sobre o nosso Brasil:


http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=7351

Um comentário:

  1. Já dizia o velho Delfim que a Estatística é como o biquini: mostra tudo e esconde o essencial. Em primeiro lugar é necessário distinguir as várias categorias que se escondem por trás da generalização "Previdência do Funcionalismo Público". Aposentados dos dois poderes ricos (Judiciário e Legislativo) e do poder pobre (Executivo: professores, militares, servidores..) recebem benefícios completamente diferentes.
    Além disso, há que se considerar que um orçamento (inclusive a dívida) é "sistêmico" e não possui causas lineares. O déficit público não é ocasionado nem só e nem prioritariamente pela Previdência. Aliás, nenhum economista ainda calculou o quanto a renda do funcionalismo neste país tão desigual garante o funcionamento da Economia. É a "velha classe média", que já está se proletarizando frente à alavancagem dessa "nova classe média", que (como já foi demonstrado sobejamente) não é mais do que os "provisoriamente remediados".
    Mudanças estruturais (controle do capital financeiro, Sistema Bancário, Reforma Agrária, BNDS, etc.)? Nem pensar. Mudanças pontuais que nivelem por baixo parecem ser sempre o remédio recomendado.
    Pena que o artigo apenas traga mais do mesmo.

    ResponderExcluir