quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Lucro ou prejuízo? As fundações de Previdência


Fundações de previdência no Brasil e aposentadorias

Lucro ou prejuízo? As fundações de Previdência

Uma preocupação constante do trabalhador ou aposentado que contribui para algum plano de saúde, seguro corporativo, previdência e fundos de ações e assemelhados é tentar saber se está bem protegido ou não.
Sindicatos, associações de empresários, empregadores e funcionários são uma tentação irresistível para estelionatários, políticos desonestos, desempregados ilustres e até de associações sem grandes preocupações, deixando de pagar seus compromissos em relação aos segurados.
O Brasil é gigantesco.
Para surpresa dos nossos patriotas o Congresso Nacional, MPF etc. prenderam dezenas de pessoas na augusta semana da Pátria de 2016 [ (Megale e Valente 2016), (Operação Greenfield: entenda o escândalo nos fundos de pensão 2016), (Procuradoria da República no Distrito Federal 2016)].
E o resto?
Devemos e podemos questionar até judicialmente quando e quantas auditorias foram feitas na instituição que mantém nosso plano de aposentadoria (seja qual for).
Ela tem adquirido ações confiáveis?
Terrenos, prédios etc. com expectativa de valorização?
Estão fazendo projetos sensíveis à crise atual?
E os planos de saúde, retomaram convênios antes rompidos? Por quê?
As perguntas que devemos fazer constantemente são inúmeras. Não queremos explicações após os desastres. Chega de situações como vimos acontecer com a Varig, montepios etc.
Nosso povo precisa saber e aprender a vigiar e cobrar resultados.
Alerta total após o que vimos nesses últimos anos em todos os níveis de governo.
João Carlos Cascaes
Curitiba, 7 de setembro de 2016



Megale, Bela, e Rubens Valente. Representantes de fundos de pensão comemoram operação Greenfield. 6 de 9 de 2016. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1810734-representantes-de-fundos-de-pensao-comemoram-operacao-greenfield.shtml.
Operação Greenfield: entenda o escândalo nos fundos de pensão. 6 de 9 de 2016. http://www.cartacapital.com.br/politica/operacao-greenfield-entenda-o-escandalo-nos-fundos-de-pensao.
Procuradoria da República no Distrito Federal. Operação Greenfield: investigadores começam a ouvir envolvidos. 9 de 2016. http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/.





Nenhum comentário:

Postar um comentário