domingo, 25 de agosto de 2013

Fundações e aposentadorias

Eterna vigilância – uma questão de sobrevivência

Quem passou essas décadas de esperanças e frustrações a partir dos anos sessenta (ou antes) deve estar sentindo na carne o peso das dúvidas e perdas de programas de saúde, aposentadorias, montepios, INSS e SUS, impostos absurdos e incompetência flagrante de governantes em que imaginávamos mais capacidade de governar; tudo isso obriga a todos nós o exercício de imensa atenção e militância.
O que nisso tudo é intrigante é a demonstração monumental das limitações do ser humano, é a ausência dos aposentados e futuros beneficiários de planos privados e públicos de aposentadoria nos debates que os sistemas de comunicação modernos permitem. Ninguém mais tem o direito de dizer que não podia reagir.
Não vemos ações e reações proporcionais à gravidade das denúncias e escândalos mais do que provados, por exemplo.
Parece que todos têm um tremendo medo de aborrecer os poderosos de plantão. Ou babando nas mãos deles ganhar o suficiente para compensar o que perdem...
As manifestações de junho deste ano, devidamente atenuadas pela mídia comercial, sempre faturando sobre os dramas de nosso povo, foram maravilhosas, mas tendem a deixar que tudo volte ao que tínhamos antes se não forem valorizadas e sustentadas energicamente pelo povo brasileiro. Os jovens deram uma tremenda lição a milhões de brasileiros que acreditam que fazer declarações de amor à nossa bandeira seja ato de civismo suficiente e necessário...
Surpreendentemente até “personalidades” políticas mais do que sujas pelos escândalos monumentais em torno dos carteis atrevem-se a anunciar candidatura a cargos eletivos. Note-se, também, que o SUS perdeu qualidade nessas últimas décadas graças a decisões absurdas de nossos governantes, pode?
E as fundações de previdência? Os aposentados dentro e fora das fundações?
Continuamos com os redutores e as “facilidades” dos empréstimos consignados?
Ainda somos os vagabundos que FHC qualificou como tal (FHC chama aposentados jovens de vagabundos)? Ele esqueceu que a aposentadoria é fruto de planos e contribuições assim como da vida profissional exercida, nem sempre tão saudável quanto a de políticos bem apoiados por imensos esquemas.
Lembranças e intrigas à parte, o que assusta realmente é o silêncio de entidades que deveriam exercer vigilância sobre programas de aposentadoria e a situação dos idosos. Inacreditavelmente não reagem, não exercem seus direitos. Esquecem que todos, mais cedo ou tarde, sendo mutuários, lamentarão a omissão presente.
É bom lembrar a aposentados e mutuários de programas de aposentadoria que os escândalos existentes respingam em investimentos e no mercado acionário, afetando a rentabilidade e custos pesados que muitos sentem no bolso para o sonho da boa aposentadoria. A falência de algumas fundações assim como o pesadelo daqueles que acreditaram nos montepios não foi suficiente [ (Montepio da Família Militar), (Caso Capemi), (Aposentados do Aerus passam a noite em vigília no Congresso)]?
Devemos cobrar máxima, absoluta transparência de quem recolhe mensalidades para projetos de aposentadoria e saúde. Não pode existir, nesses casos, qualquer tipo de condescendência.
Fundações mamutes fariam, por exemplo, um favor ao povo brasileiro agindo com mais cuidado. Entidades dedicadas aos associados precisam esquecer um pouco os chazinhos, cervejinhas e afaguinhos nos velhinhos e agir com o toda a energia possível e até mais em cobranças de seriedade e honestidade.
Infelizmente aprendemos algo no Brasil, não podemos dormir em berços esplêndidos, eles não existem.
Cascaes
25.8.2013
Caso Capemi. (s.d.). Fonte: MuCo - Museu da Corrupção: http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&id=393:caso-capemi&Itemid=53
FHC chama aposentados jovens de vagabundos. (s.d.). Fonte: JC Online: http://www2.uol.com.br/JC/_1998/1205/br1205n.htm
Montepio da Família Militar. (s.d.). Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montepio_da_Fam%C3%ADlia_Militar
Senado, A. (s.d.). Aposentados do Aerus passam a noite em vigília no Congresso. Fonte: oreporter.com: http://www.oreporter.com/Aposentados-do-Aerus-passam-a-noite-em-vigilia-no-Congresso,10581898970.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário